No topo do pódio

Pelotense conquista a medalha de ouro no Sul-Americano de Remo Sub-23

Piedro Tuchtenhagen, formado no Remar para o Futuro, terminou em primeiro lugar na categoria Single Skiff peso leve. Atleta do projeto, Helen Belony terminou duas provas em segundo

Foto: Divulgação - Competição está acontecendo em Concepción, no Chile

O atleta Piedro Tuchtenhagen fez história no sábado. O pelotense conquistou a medalha de ouro no Sul-Americano de Remo Sub-23 em Concepción, no Chile.

Piedro venceu na categoria Single Skiff peso leve. O atleta pelotense completou a prova em 7min10seg, quatro segundos na frente do atleta argentino e nove de vantagem para o chileno, que completou o pódio. “Foi uma prova boa, consegui administrar bem o tempo todo e fazer o necessário para vencer. [...] Para mim é a realização de um sonho. Faz tempo que venho batendo na trave em campeonatos sul-americanos e vencer essa prova hoje é muito especial para mim. Não vou dizer que é a coroação por um trabalho, mas é só uma palhinha do que este ano promete”, disse o jovem remista ao Diário Popular.

No domingo, Piedro Tuchtenhagen ainda conquistou uma medalha de prata no Single Skiff pesado, uma categoria acima da que costuma competir. No Four Skiff pesado, o pelotense terminou em quinto.

O atleta iniciou a carreira em 2015, no projeto Remar para o Futuro, de Pelotas. Em 2020 passou a competir pelo Flamengo. Hoje, Piedro está sem clube, representando somente a Seleção Brasileira. Ele ainda sonha com uma vaga na Olímpiada de Paris, em 2024.

Mais medalhas

Outros quatro atletas do Remar para o Futuro ou que tiveram passagem pelo projeto conquistaram mais quatro medalhas para o Brasil.

Formadas no projeto de remo pelotense, Mariana Macedo e Shaiane Ucker, hoje atletas do Flamengo, ficaram com a medalha de bronze na categoria Dois sem Timoneiro.

Já Helen Belony, atual atleta do Remar para o Futuro, conquistou duas medalhas de prata. No sábado, junto com a Shaine, terminou em segundo na prova Four Skiff e no domingo subiu no pódio no Single Skiff livre.

Para fechar, Facundo Mezquita, atleta atualmente do Grêmio Náutico União, mas que também foi formado no Remar, ficou com a medalha de prata na prova Dois sem Timoneiro.

O treinador e coordenador da iniciativa pelotense, Oguener Tissot, é um dos técnicos da equipe brasileira e está junto com os atletas no Chile.

Remar para o Futuro

O Remar para o Futuro é uma realização da Prefeitura de Pelotas, Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Curso de Fisioterapia da Universidade Católica de Pelotas (UCPel), Clube Centro Português, Clube de Regatas do Flamengo e Academia de Remo Tissot.

O projeto é totalmente gratuito e disponibiliza para os atletas vale-transporte, uniforme, alimentação pós-treino, aulas de remo, musculação, levantamento de peso olímpico, yoga e natação, além de serviços de nutrição, educação física, fisioterapia, odontologia e medicina.

Equipe e parceiros

Ligado à Prefeitura, o Remar tem na equipe técnica, além de Oguener, o coordenador geral Fabrício Boscolo, o professor de remo Paulo Daunis, a instrutora de remo Adriana Perez, o preparador físico Gabriel Moraes e a professora de yoga Verônica Diedrich.

Há também uma equipe multidisciplinar formada pelo fisioterapeuta Flaviano Moreira, pelos nutricionistas Larissa Braga e Matheus Wicth e pela dentista Bianca Santana. Os parceiros institucionais são Sicredi, Loja Momi Clout, Arroz Emoções, Freedom Veículos Elétricos e Motor Factor.

As atividades diárias do projeto são na Academia de Remo Tissot, no Recanto de Portugal, em área do Centro Português.


Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Contra o Galo, novo Bento Freitas deve receber o seu maior público Anterior

Contra o Galo, novo Bento Freitas deve receber o seu maior público

Grêmio perde para o Cruzeiro por 1 a 0 Próximo

Grêmio perde para o Cruzeiro por 1 a 0

Deixe seu comentário